Essa é a oitava parte de uma série de posts que irei fazer.
Nesses posts, vou colocando um resumo ou talvez até mesmo trechos na íntegra do livro: Certificação Sun para Programador Java 6 da Kathy Sierra e Bert Bates.
Obs: Caro leitor, você não deve ter como base para uma certificação Java apenas a leituras desses meus resumos em meu blog. É de suma importância a leitura por completo do livro, bem como a realização de alguns simulados.
Capítulo 8 – Classes Internas
1) Classes Internas.
– A classe interna é um membro individual da classe encapsuladora(externa), portando, pode ser marcada com um modificador de acesso, assim como com o modificador abstract e final.
– Para instanciar uma classe interna, você precisa ter uma referência à instância da classe externa.
2) Classes Internas Locais de Método
– Para a classe interna ser usada, você precisa instanciá-la, e essa instanciação deve ocorrer dentro do mesmo método, porém, após o código de definição da classe.
– Uma classe interna local de método não pode usar variáveis declaradas dentro do mesmo método, a menos que essas variáveis sejam marcadas como final.
3) Classes Internas Anônimas
– As classes internas anônimas não têm nome, e seu tipo deve ser uma subclasse do tipo nomeado ou um implementador da interface nomeada.
– A classe interna anônima pode estender uma subclasse ou implementar uma interface. Diferente das classes não-anônimas(internas ou não), uma classe interna anônima não pode fazer as duas coisas. Em outras palavras, não pode estender uma classe e implementar uma interface, nem implementar mais de uma interface.
4) Classes Aninhadas Estáticas
– Tecnicamente, uma classe aninhada estática não é uma classe interna, mas, em vez disso, é considerada uma classe aninhada de nível superior.
– Você não precisa de uma instância da classe externa para instanciar uma classe aninhada estática.
– Instanciar uma classe aninhada estática requer o uso tanto do nome da classe extrena quanto o da aninhada, como por exemplo:
BigOuter.Nested n = new BigOuter.Nested();
Principal referência:
SIERRA, Kathy; BATES, Bert. Certificação Sun para Programador Java 6 – Guia de estudo – SCJP EXAME 310-065. Rio de Janeiro: Alta Books Editora, 2011.
Não deixem de verificar os próximos capítulos.
Valeu pessoal!