Review do livro “Google Android – Crie aplicações para celulares e tablets”, autoria de João Bosco Monteiro

Didático, muito bem especificado e com detalhes técnicos de fácil compreensão. Sendo assim, a leitura desse livro fica mais interessante a cada capítulo que se passa, pois ao implementar os códigos que nele são escritos, você vai tendo o resultado que assim se esperava.

Capítulo 1 – Este capítulo é muito interessante pra quem está dando os primeiros passos no desenvolvimento na plataforma Android, pois é mostrados com detalhes uma breve conceitualização do Android, geração de um ambiente de desenvolvimento para esta plataforma e a produção de um Hello World, ao qual você irá ficar vislumbrado com esta primeira impressão.

Capítulo 2 – Neste capítulo é feito vários exemplos para poder conceituar detalhes muitos importantes do Android, ao qual todo desenvolvedor para esta plataforma deve conhecer muito bem os itens citados nesse capítulo que são: Intents e Intent Filters, Activity, Ciclo de vida de uma activity e partes do Layout. Cito que esses tópicos devem ser muito bem estudados, pois são neles que as principais parte do desenvolvimento de um projeto Android são executados.

Capítulo 3 – Explora a parte “view” do Android, ou seja, é feito uma apresentação dos componentes para deixar os “layouts” mais atraentes, sendo que o livro já dá dicas de como aninhar os componentes de forma correta , o que é interessante.

Capítulo 4 e 5 – No capítulo 4 é citado desde a criação de um banco de dados e finaliza com um ótipo tópico pois o João Bosco, através de sua experiência, dá dicas interessantíssimas  ao trabalhar com banco de dados Android. Em questão de banco de dados, no caso de desenvolvimento de um aplicativo onde requer uma maior estrutura, eu recomendo dar uma olhada também no framework ORMLite. No capítulo 5, eu não dei um foco muito bom, mas posso citar que é onde é citado sobre Content providers, que nada mais é do que componentes que podem ser utilizados para o compartilhamento de dados entre aplicativos diferentes.

 

Capítulo 6 – Quer fazer uma comunicação do aplicativo com algum servidor web? Este é o capítulo correto para aprender sobre detalhes de serviços remotos e webservices. Um outro fator interessante, é o exemplo que ele usam, uma integração com Twitter Search API.

 

Capítulo 7 – Não explorei muito este capítulo, mas acho interessante o aprendizado do mesmo, pois mostra como trabalhar com as APIs do Google, como Google Drive, Google Maps API, entre outros..

 

Capítulo 8 e 9 – O primeiro capítulo eu posso citar o fato de ele ser realmente importante, pois eu utilizei conhecimento adquirido no mesmo para usar no projeto ao qual trabalho hoje, ao qual usemos o recurso da câmera e do GPS também, ambos citados no capítulo 8. Não sendo diferente, no capítulo 9 também usei e ainda estou utilizando o que aprendi neste capítulo, pois este mesmo projeto ao qual trabalho, é feito para Tablets, indiferente o ‘size’ dele.. Por isso, acho muito válido não só estudar o que tem no livro, como se aprimorar mais ainda nessa parte do Android, pois é notável o crescimento do uso dos tablets pelas pessoas.

 

Sendo assim, posso referenciar o livro  “Google Android – Crie aplicações para celulares e tablets” como um excelente livro para quem busca ter um conhecimento inicial ou de se aprimorar em algum ponto específico da plataforma Android. Fica a dica aqui também para conhecerem a Casa do Código que está constantemente lançando novos livros sobre diferentes abordagens, mas sendo sempre na área de programação.

Maiores informações sobre o livro: http://www.casadocodigo.com.br/products/livro-android

Anúncios

2 comentários sobre “Review do livro “Google Android – Crie aplicações para celulares e tablets”, autoria de João Bosco Monteiro

  1. Sandro César Marcelino disse:

    Ótimo review, estou pensando em começar a estudar Android e depois de sua explicação vou comprar o livro, obrigado.

    • GustavoBite disse:

      Que bom que você gostou.

      Esse livro é para iniciantes na plataforma, é muito bom principalmente pelo fato de ter trechos de exemplos.

      Após a leitura desse recomendo a leitura do livro: Android em ação.

      Bons estudos.

Obrigado pelo comentário.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s